Buda descreveu a mente humana como estando tão ocupada e sobrecarregada, que é como se ela tivesse macacos que ficam pulando de galho em galho, tagarelando e gritando.
Esses macacos são emoções e pensamentos que ficam tentando chamar nossa atenção, e esse fluxo desregulado de pensamento pode nos deixar estressados, ansiosos e até depressivos. Por isso, é muito importante usar a meditação como técnica para acalmar esses macacos e conseguir controlar os pensamentos de forma mais saudável.
AUTOCONTROLE
Entender que você é capaz de controlar sua mente é muito importante para que você a transforme. Pois, se não tiver essa compreensão você deixará sua mente te controlar e por muitas vezes com pensamentos destrutivos, que possuem raízes em muitas crenças construídas no subconsciente.
AGORA, COMO PRATICAR O AUTOCONTROLE?
Uma das técnicas utilizadas na meditação para controlar a mente é a meditação com foco na respiração.
Emma Seppälä, cientista que dedica suas pesquisas aos benefícios da respiração para alterar emoções, apresentou dois novos ensaios clínicos randomizados de Yale (por seu grupo) e Harvard (por Michael Goldstein e colegas) que sugerem que respirar pode ajudar e muito a combater a ansiedade.
Segundo Emma, a nossa respiração está conectada ao sistema nervoso de várias maneiras e ao mudar a respiração, podemos nos acalmar em minutos. Quando inspiramos, nossa frequência cardíaca e pressão arterial aumentam; quando expiramos, elas diminuem. Prolongando as expirações, podemos entrar em contato com o sistema nervoso de repouso e digestão (parassimpático) e assim começamos a relaxar.
A pesquisa também mostra que cada emoção está ligada a um padrão de respiração e que nós podemos mudar a forma de como nos sentimos ao praticar respiração consciente. Se você se sentir ansioso ou com raiva, notará que sua respiração estará rápida e superficial. Quando você estiver relaxado, notará que você respira de forma lenta e profunda. Outros exemplos, são quando você está feliz, note que a expiração fica mais curta do que a inspiração e quando está deprimido a expiração fica mais longa do que a inspiração. A parte mais interessante é que quando mudamos a maneira como respiramos, também podemos mudar nossas emoções e nosso estado mental.
Quer saber mais um pouco sobre a Emma Seppälä e suas pesquisas, indico um TED talk sobre o assunto: Breathing happiness | Emma Seppälä
Agora chegou a hora de vivenciar um pouco dos benefícios da respiração consciente.
RESPIRAÇÃO ALTERNADA PELAS NARINAS
Essa é uma excelente técnica para acalmar e centrar a mente;
Ajuda a trazer a atenção para o momento presente;
Pode ser usada de forma terapêutica para tratar alguns problemas respiratórios e circulatórios;
Ajuda aliviar estresse acumulado na mente e corpo;
Traz equilíbrio para o lado esquerdo e direito do cérebro, que correspondem com a parte lógica e emocional da personalidade;
Facilita a purificação e equilíbrio dos canais de energias sutis, ajudando a energia vital fluir melhor no corpo;
Auxilia na manutenção da temperatura do corpo.
RESPIRAÇÃO DO FOLE – BHASTRIKA PRANAYAMA
Essa respiração ajuda a reenergizar o corpo, indicada para fazer na parte da manhã e é uma respiração mais ativa para liberar energias presas que geram estresse e trazer calma posteriormente.
RESPIRAÇÃO OCEÂNICA – UJJAYI
Essa técnica de respiração ajuda a reduzir dores de cabeça, fortalece o sistema digestivo, auxilia na redução dos sintomas de sinusites. Traz benefícios para o coração e cérebro. Praticando Ujjayi você sentirá mais calma e terá maior foco.
Para conseguir efeitos mais profundos e prolongados com essas técnicas, você precisa praticá-las constantemente. Descubra uma meditação que você tenha sintonia e tire 10 min. por dia para praticá-la. Dessa forma, aos poucos você vai conseguir alcançar grandes transformações internas em direção à uma vida mais leve e consciente.
Gratidão!