Conheça 3 estágios da meditação

A mente pode ser nossa grande aliada ou a mais poderosa inimiga, ela pode tanto criar problemas, como achar soluções e é o relacionamento consciente que temos com a mente que irá nos colocar na jornada em direção a uma vida mais leve e feliz.

Ansiedade e depressão são grandes aliados de uma mente não observada, uma mente negligenciada. A meditação é uma ferramenta fundamental para treinar a mente. Mas, espera aí, treinar? Isso mesmo, treinar! Assim como é necessário treinar o corpo constantemente para atingir algum resultado físico, também é necessário treinar o relacionamento consciente com seus pensamentos para aprender a lidar com os truques da mente e desafios da vida.

A meditação é uma oportunidade para você lidar com muitas questões internas. Não pense que essa ferramenta irá trazer apenas alegria e prazer, não é assim que funciona. Com a meditação você irá acender a luz (consciência) de uma sala escura (sua mente) e se lá dentro estiver sujo, desorganizado você irá ver toda essa bagunça. Mas, essa é a beleza do processo. Agora, com a sala iluminada você será capaz de enxergar toda sujeira e bagunça que precisa ser organizada. Então, no fim de tudo, você que irá organizar toda a bagunça interna. E ao meditar, além de acender a luz, você também aprende a ligar o som, colocar aquela playlist anos 90 e fazer essa faxina de um jeito bem mais leve.

Existem diversas técnicas de meditação e todas nos levam para maior autoconhecimento. Nesse processo passamos por diferentes momentos que nos conduzem ao relacionamento mais profundo com nosso eu interno. Aqui, vou citar 3 estágios importantes.

3 Estágios da Meditação

Ao meditar é importante que você se depare com 3 diferentes, mas conectados estágios: autocontrole, auto observação e auto domínio.

Autocontrole

Neste estágio você irá aprender a relacionar sensações do corpo à sentimentos. Aprender, por exemplo, que através de técnicas de respiração você é capaz de induzir seu corpo ao relaxamento, alterando o estado de estresse da mente.

Auto observação

Por meio da atenção plena combinada com a observação consciente do corpo e da mente, você irá perceber que muitas partes suas estavam inconscientes. Técnicas de auto observação desenvolvem força e estabilidade internas.

Auto Domínio

Nesta fase, você passa a entender com maior clareza sua responsabilidade no auto desenvolvimento moral e espiritual.

A meditação é uma ferramenta que tem me ajudado muito em meu processo de autoconhecimento. Minha jornada tem muito mais sentido desde quando comecei a meditar e por isso decidi mergulhar mais fundo em diversas técnicas de meditação para compartilhar com mais pessoas essa ferramenta de grande valor.

Este é apenas o início de uma jornada que irá iluminar cada vez mais nossa auto consciência.

Gratidão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s